O que são fibras solúveis e insolúveis?


Existem dois tipos diferentes de fibras alimentares: as solúveis e insolúveis, e possuem características e funções próprias em nosso organismo. Veja abaixo:

- Fibras solúveis: São chamadas assim por serem dissolvidas em água no nosso organismo, formando uma espécie de gel. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal, diminuindo a absorção de glicose e colesterol.

Onde encontrar - Aveia, beterraba, soja, cenoura, lentilha, maçã, mandioca e ervilha.

- Fibras insolúveis: Ao contrário das fibras solúveis, não são dissolvidas em água e permanecem na íntegra no trato intestinal. São pouco fermentáveis, aumentam o bolo fecal, acelerando o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água.

Onde encontrar - Casca de frutas, farelo de trigo, cereais, pão integral, feijão, abóbora, milho e verduras folhosas.

Recomendação de consumo e restrições para as fibras alimentares

A recomendação para a ingestão de fibras de um adulto saudável é de 20 a 30g por dia, variando os alimentos em um plano alimentar equilibrado. Para isso, procure um profissional da nutrição para montar e organizar uma dieta com a presença das fibras necessárias para o seu bem-estar.

Restrição - Pessoas com excesso de gases, com problemas como diverticulite, síndrome do intestino irritável e outros problemas intestinais devem evitar estes tipos de alimentos.