A versatilidade do leite

Fonte de cálcio, o leite possui riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais: fósforo, potássio, zinco e magnésio. O alimento é de suma importância desde o nascimento até a fase adulta. O consumo desde os primeiros dias de vida favorece a prática de uma dieta balanceada.

Para quem deseja perder peso, o leite pode ser um aliado. O cálcio acelera o processo de queima de gorduras e aumenta a sensação de saciedade. Nas fases iniciais da vida o consumo de leite é essencial para a estruturação dos ossos e dos dentes, pois a ingestão do alimento está diretamente ligada à sua formação.

A ingestão das vitaminas também está entre os benefícios do consumo do leite. A vitamina A, por exemplo, contribui para a formação dos tecidos e mantém os cabelos com aspecto saudável. Já as vitaminas do complexo B auxiliam na proteção do sistema nervoso e participam do processo de oxigenação das células.

Ele pode ser encontrado em versão integral, desnatado e semidesnatado. A quantidade de gordura presente no integral é de 3% de gordura e no desnatado é 0,5%. Já o leite semidesnatado possui entre 0,6 e 2,9% de gordura.

O leite é tão versátil que está presente em várias receitas doces e salgadas. Vamos conferir algumas?

Doce de Leite bem fácil

Ingredientes

  • 1 litro de leite

  • 2 copos de açúcar

Modo de Preparo

  • Coloque os ingredientes numa panela funda e grossa e mexa para dissolver o açúcar.

  • Coloque um pires de boca para baixo no fundo da panela, e leve ao fogo baixinho por 40 minutos sem mexer.

  • Após esse tempo retire o pires aumente o fogo e vá mexendo com colher de pau de dez a vinte minutos, até que comece a formar bolhinhas como se fosse açucarar.

  • Desligue o fogo, bata um pouco e despeje.

  • Espere amornar e corte.

  • Usa-se o saco plástico que vem com açúcar cristal, para despejar o doce, não precisa nem untar.

  • O doce fica clarinho, macio, derretendo na boca, muito bom!!!.

Doce de Leite de colher

Ingredientes

1 litro de leite

200 gr de açúcar

1 unidade de canela em pau

Modo de Preparo

Coloque o leite numa panela relativamente grande para que não caia no fogão na hora que ferver. Deixe ferver e secar um pouco. Junte, então o açúcar e a canela e mexa sempre com uma colher de pau. Fica meio mole, para comer de colher.

Pudim com leite sem ser o condensado

Ingredientes

3 ovos

3 xícaras de leite de vaca

3 xícaras de leite em pó

1 e 1/2 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador, enquanto bate caramelize a forma. Despeje o pudim na forma e leve ao forno em banho- maria. Depois de assado leve à geladeira. Desenforme e sirva.

Tempo de preparo: 2 horas.