top of page

Vai uma laranja ou bergamota aí?

Quando se fala em fruta cítrica, muitas pessoas pensam somente na laranja, limão e abacaxi. Porém, existem outras frutas com essa característica como: uva, morango, lima, tangerina (mexerica ou bergamota), acerola, romã, caju, cidra, framboesa, ameixa, cupuaçu, groselha (fruto), marmelo, jabuticaba, nêspera, tamarindo, pêssego.

Elas são originárias principalmente das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudeste da Ásia. Já no Brasil, elas chegaram através dos portugueses, no século XVI. Essas frutas são riquíssimas não apenas na questão de sabor, mas também em benefícios para nossa saúde.

Os benefícios das frutas cítricas

Elas não possuem apenas vitamina C mas também a vitamina A, potássio, flavonoides, fibras, antocianina, vitaminas do complexo B, pectina e ferro. Veja abaixo a importância de cada substância para o corpo humano.

Vitamina C

A vitamina C é fundamental para o sistema imunológico! Ela colabora no combate do escorbuto, das gripes, dos resfriados, tem ação cicatrizante e controla os níveis do colesterol.

Ela é ótima para combater o envelhecimento da pele, ajuda na constipação, digestão, alivia congestão nasal, reduz o odor do corpo, reduz as caspas, cura úlcera oral, protege contra infecções, protege os olhos e previne doenças cardíacas.

Vitamina A

Ela é importante para manter a boca, nariz, olhos e o estômago vigorosos. Proporciona o crescimento adequado e equilibrado dos tecidos dos nossos corpos. E acima de tudo, é preciosa para a nossa visão.

Potássio

O potássio age no balanço e distribuição da água no nosso organismo, proporciona o relaxamento muscular, atua na manutenção do equilíbrio do ácido-base e colabora com os processos de regulamentação das atividades neuromusculares. A ameixa é a melhor pedida, para quem necessita de potássio.

Flavonoides

Os flavonoides possuem ação antioxidante. Eles minimizam a aglomeração das plaquetas e a formação dos trombos.

Fibras

As fibras colaboram no bom funcionamento do trânsito intestinal, combatem a prisão de ventre, eliminam as toxinas do organismo e favorecem a digestão. Precisa de fibras? Que tal o abacaxi?

Antocianina

Esse antioxidante evita o envelhecimento das células! Sim, isso mesmo! Combate o envelhecimento! Muito presente nas casquinhas da jabuticaba.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B colaboram positivamente para a saúde dos cabelos , da pele e para o crescimento celular. Elas também auxiliam na saúde emocional e mental das pessoas.

Ferro

O ferro atua nada mais nada menos que no processo respiratório, ele está intrínseco no transporte de oxigênio e no dióxido de carbono. Ele também faz parte do grupo de enzimas atuantes no processo de respiração celular. A fruta cítrica que oferta o ferro é o caju. Os benefícios das frutas cítricas são diversos entre eles está à absorção do ferro através da vitamina C. O nosso organismo não consegue absorver esse mineral sem o auxílio dessa excelente vitamina.

Então vamos aproveitar o inverno e lagartear ao sol, comendo bergamota?


bottom of page