top of page

Lanche escolar nota 10!


As altas temperaturas exigem cuidados específicos para que os alimentos permaneçam em condições adequadas para o consumo.

As lancheiras devem ter uma proteção térmica e serem higienizadas diariamente com água corrente, sabão ou álcool para que o odor não seja transmitido para os alimentos. Orienta-se que sejam armazenadas na geladeira na noite anterior ao seu uso para que segure um pouco mais a temperatura.

O suco natural pode ser armazenado, congelado em cubinhos (na forminha que usamos para fazer gelo). Assim, na hora de montar a lancheira é só pegar os cubinhos e colocar na garrafinha. Quando a criança for tomá-lo, ainda estará gelado se o tempo não ultrapassar aproximadamente três horas.

As frutas com casca devem ser lavadas em água corrente e, se possível, passando a bucha (que deve ser separada somente para isso) para remover a sujeira e diminuir os agrotóxicos.

Para acondicioná-las é importante envolver em um plástico filme ou papel após lavar; as frutas menores como uva e morango podem ser colocadas em um pote de plástico.

É preciso ficar atento à quantidade. Por ser uma refeição intermediária, não deve ser grande – dois ou três itens são suficientes. O ideal é que se dê preferência aos alimentos frescos; uma fonte de leite ou derivados, pela necessidade de cálcio e, dependendo da rotina e dos horários, um cereal, fonte de carboidrato que dá energia. A fruta é o alimento mais rápido e nutritivo que existe, pois contém fibras, vitaminas e minerais que são muito bem absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Preocupada com a qualidade da alimentação infantil,a Recofran dá a você mais sugestões de cardápios para uma lancheira saudável. Confira!

Opção I:

1 sanduíche de queijo (1 pão fofinho integral + 1 fatia de queijo branco + alface + tomate )

1 garrafinha (150ml) de suco de abacaxi com hortelã (3 rodelas de abacaxi + folhas de hortelã a gosto + 100ml de água. Bata todos ingredientes no liquidificador e leve pronto, ou um suco de Polpa Congelada de Frutas que você encontra em uma das três filiais.

Opção II:

Iogurte com granola e fruta (100g de iogurte zero gordura + 1 kiwi picado + 2 col. sopa de granola sem açúcar. Levar pronto em uma bolsinha térmica)

Bolo de caneca (1 ovo + 3 col. sopa de farelo de aveia + 2 col. sopa de farelo de trigo + 3 col. sopa de leite desnatado + 1 col. chá de açúcar mascavo + 1 col. sopa de cacau zero açúcar + 1 col. cafezinho de fermento químico. Modo de preparo: misture todos os ingredientes e leve ao micro-ondas por dois minutos e meio)

Opção III:

1 garrafinha (150ml) de leite desnatado + 1 col. sobremesa rasa de cacau em pó + 1 col. chá de açúcar mascavo

1 bolinho de banana (3 bananas nanicas + 2 ovos + 1 – 2 colheres de sopa de fermento + 1 colher de sopa de óleo de coco + 1 – 2 copos de suco de laranja. Modo de preparo: Bata os ovos e as bananas no liquidificador, acrescente o restante dos ingredientes e leve ao forno à 180º em forminhas untadas por 25 – 40 min).

Opção IV:

Suco de Polpa Congelada de Frutas que você encontra em uma das três filiais.

Pão com farinha de linhaça(1 ovo + 2 claras + 100g de creme de leite light + 1 xic média de farinha de linhaça + 1 col. de chá de fermento químico + Sementes de girassol chia, linhaça + temperos a gosto (orégano, alho, açafrão entre outros). Modo de preparo: misture todos os ingredientes secos separados dos molhados, quando os molhados estiverem bem lisos, acrescente os ingredientes secos. Unte com óleo de coco ou azeite de oliva uma forma retangular de pão que dá a medida exata. Coloque para assar no forno pré-aquecido por 40 minutos, recheie com presunto e queijo.

(Receitas fornecidas pela nutricionista Daniela Henkin Posada.)


bottom of page