top of page

Quais os melhores nutrientes para afastar as rugas e a flacidez - Parte 2

A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, precisam ser quebradas em aminoácidos. Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos que o nosso corpo não produz, são as carnes, leites e ovos. Por isso é importante incluir porções desse grupo alimentar no cardápio diário. Para vegetarianos, a soja é o alimento mais rico em aminoácidos. Também é possível aumentar a oferta destes nutrientes consumindo o prático típico brasileiro, arroz com feijão, que juntos constituem uma refeição altamente nutritiva.

FLAVONOIDES

Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde e na uva. Estes nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo o dano celular. Também são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno, e é encontrada em frutas cítricas como laranja, acerola, limão.

PROBIÓTICOS

Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Este ajuda a repor bactérias benéficas no corpo o que indiretamente, leva à melhora da aparência da pele. Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele. Ótimas fontes de probióticos são iogurte e leites fermentados.

VITAMINA E

Poderoso antioxidante, a vitamina E está presente em vegetais de cor verde escuro, como espinafre, couve e agrião. Esta vitamina protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes, como o de soja, cártamo e girassol, porém eles não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perderem parte das vitaminas.


bottom of page