top of page

Vamos pular a fogueira?

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar a estas festas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.

Na realidade, porém, o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã, em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus. Com isso, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde se homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio – também chamado de |Santo casamenteiro-; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Curau

Ingredientes

4 espigas de milho verde

1 vidro de leite de coco

1 xícara e ½ de leite

1 colher de margarina

1 lata de leite condensado

Canela em pó para polvilhar

1 pitada de sal

Modo de preparo

Retire os grãos do milho com uma faca e bata no liquidificador com o leite. Passe para uma panela e misture os demais ingredientes, com exceção da canela. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó. Caso ache necessário, peneire antes de levar ao fogo. Rende: 10 porções

Canjica

Ingredientes

500 g de milho para canjica

2 litros de água

1 lata de leite condensado

400 ml de leite de coco

½ litro de leite

3 paus de canela

½ colher (chá) de canela em pó

8 cravos-da-índia

Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo

Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Cozinhe a canjica na água do molho em uma panela por cerca de 1 hora. Quando estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite de vaca, a canela e o cravo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, ou até engrossar. Coloque mais açúcar se quiser. Sirva quente ou fria.

Pé de Moleque *Receita Nestlé

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de amendoim, torrado e sem pele

1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Leve ao fogo baixo o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa - mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos. Rendimento: 30 porções.

Bolo de Milho

Ingredientes

2 espigas de milho cru (2 xícaras)

1 xícara (chá) de açúcar

6 colheres (sopa) de leite

100g de manteiga em temperatura ambiente

2 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Debulhe os grãos de milho. (retire os grãos da espiga cortando com uma faca). No liquidificador bata o milho com 3 colheres de leite. Reserve. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, acrescente os ovos e continue batendo. Siga adicionando o creme de milho do liquidificador e a farinha, acrescente as 3 colheres restantes do leite bata e por último o fermento. Coloque a massa em forma média com furo central untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja pronto. Espere esfriar um pouco, desenforme e salpique açúcar de confeiteiro.

Pipoca Caramelada

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de milho para pipoca

1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Em uma panela própria para fazer pipoca, ponha o azeite, o milho e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até o açúcar ficar com cor de caramelo claro. Cuidado para não queimar. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela. Arrume a pipoca em saquinhos individuais e sirva, em seguida, em tigelas. Dica: se você não tiver a panela própria, chacoalhe a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

Quentão

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de açúcar

1 ½ xícara (chá) de água

50g de gengibre cortado em fatias finas

1 limão cortado em rodelas

4 xícaras (chá) de cachaça

3 cravos da índia

2 pedaços pequenos de canela em pau

Modo de preparo

Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.

Queijadinha *Receita da Nestlé

Ingredientes

3 ovos

1 lata de leite condensado

100 g de manteiga

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado

200 g de coco seco ralado

1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Em um recipiente, passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve. Em uma panela, misture o açúcar com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas. Sirva.

Dica : O queijo meia-cura pode ser substituído por queijo parmesão ralado. Rendimento: 25 porções | Tempo de Preparo: 10 minutos

Bolo de Fubá Cremoso

Ingredientes

4 ovos

4 xícaras de leite

3 xícaras de açúcar

2 colheres de farinha de trigo

1 xícara e meia de fubá

2 colheres de margarina

100 g de queijo ralado

1 colher de fermento em pó

Modo de preparo

Coloque tudo no liquidificador e bata. Por alguns segundos coloque em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno quente por 30 a 40 minutos. Quando for tirar do forno observe se ele está corado, pois ele fica meio mole. Só sirva o bolo quando estiver frio. Rendimento: 20 porções | Preparo: 45 minutos

Creme de Milho

Ingredientes

1 lata de milho

1 xícara e 1 colher de sopa de manteiga

½ de chá de leite

1 tablete de caldo de legumes

1 cebola média ralada

1 lata de creme de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo

Bata o milho e o leite no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, junte a cebola e refogue um pouco. Adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente. Deixe dourar. Misture o milho batido com o leite e o caldo. Mexa até o dissolver completamente e cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o creme engrosse. Acrescente o creme de leite, mexa um pouco e desligue. Rende: 4 porções

Vinho Quente

Ingredientes

1 copo de açúcar

Canela em rama

Cravo

1 litro de vinho tinto seco

½ litro de água

½ maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias

Modo de preparo

Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela. Acrescente o vinho, já misturado com a água. Junte a maçã e o açúcar restante. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente


bottom of page