top of page

NUTRIÇÃO+ENEM

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PERÍODOS DE PROVAS DE ENEM E VESTIBULAR:

No mês de novembro acontecem as provas do Enem, onde muitos estudantes irão concorrer a vagas em universidades para o próximo ano. Desta forma vamos passar algumas orientações de como deve ser a sua alimentação neste período.

- No dia que antecede a prova, faça uma refeição leve à noite. Como nesta época já está mais calor, cuide para tomar bastante água, bem como comer verduras, legumes, proteína, como carne branca ou ovos e frutas.

- No dia da prova não vá em jejum de forma alguma. Faça pelo menos uma pequena refeição, composta por iogurte ou leite gelado com granola ou cereal ou aveia em flocos, suco de frutas com sanduíche integral. Lembre-se de que você tem uma maratona de provas pela frente e vai precisar de muita energia para auxiliar na concentração!

- Durante a prova, leve uma garrafa de água e também fruta ou barra de cereal. Só não se esqueça de verificar nas orientações da prova, como pode levar este lanche. No ano passado não podia levar embalagens, então se sugere levar com papel filme ou em um pote transparente. A garrafa de água também não pode ter rótulos.

- Para o almoço, evite comer alimentos muito pesados, pois vai precisar mais energia para a digestão, logo você estará sonolento e isso pode vir a prejudicar a leitura e interpretação das questões. Evite também alimentos com muito sal, como batata frita, comidas congeladas, pois pode aumentar a sede e causar desconforto. Lembre-se de que a maratona de provas continua à tarde, então faça uma refeição leve, com um volume menor. Como sugestão, alimentos integrais, ricos em fibras e, para trabalhar mais a saciedade, saladas, legumes e verduras.

- Não esqueça o lanche da tarde, de preferência a frutas, sanduíche com pão integral, chocolate 70% cacau que é reduzido em gordura e açúcar, e a água.

bottom of page