Hum.....difícil encontrar uma pessoa que não goste de chocolate! Só colocar um pouquinho dele e todo doce muda de cor, de sabor e de consistência! Não existe quem não conheça uma receita em que ele entre no seu preparo.
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII, quando os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto.
Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa.
Hoje ele está presente em praticamente todas as casas, e faz a alegria das crianças e também dos adultos.
Variedades
Quando apresentado na forma sólida possui algumas versões que se diferenciam em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais.
Chocolate amargo: feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. É também chamado de "chocolate puro", pois além do cacau leva apenas açúcar. Neste caso existem as variações extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75%) e meio amargo (35 a 50%). Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.
Chocolate ao leite: leva na sua confecção leite em pó ou leite condensado. A maior parte dos fabricantes europeus usam leite condensado, enquanto os produtores britânicos e americanos usam o leite em pó. Neste tipo os teores de cacau estão entre 30 e 40%.
Chocolate branco: feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Foi criado apenas no século XX.
Couverture: termo em francês que define o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros.
Diet: composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina. O chocolate diet é sempre nobre já que não pode ser misturado com óleos e gorduras. Apesar de não ter açúcar em sua composição, ele é altamente calórico.
Ficou com vontade? Então passe na Recofran, adquira os ingredientes e faça este super pudim. Toda a família vai adorar, é fácil de preparar e você se tornará a “top” das sobremesas!
Pudim de chocolate meio amargo
Ingredientes
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 latas de leite de vaca (medida da lata de leite condensado)
1 barra de chocolate meio amargo
1/2 xícara de açúcar
Modo de Preparo
No liquidificador, coloque os 3 ovos e a lata de leite condensado, bata pouco e reserve
Aqueça o leite e misture o chocolate em barra
Ligue novamente o liquidificador e misture aos poucos o leite com o chocolate já derretido, bata uns 3 minutos e reserve
Enquanto isso, numa panela, coloque o açúcar para fazer a calda
Quando estiver derretido, já em calda, coloque 3 colheres de água e deixe ferver até virar calda novamente
Coloque a calda numa forma com buraco e depois coloque o conteúdo do liquidificador
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno em banho-maria por 1 hora e 40 minutos, em fogo médio.