Hum.... soprepaleta suína!!!

09/01/2019

 

 

 

 

 

 

A sobrepaleta suína (bondiola) é uma das carnes mais fáceis de preparar. Pode ser cozinhada inteira, geralmente no forno e recheado, ou fatiado, o que permite outras formas de confecção mais rápidas. Um dos segredos para cozinhar a sobrepaleta suína é não deixar secar - como qualquer carne, também tem um tempo certo de cozimento, não devemos servir mal passado, mas também não deve ficar seco.

 

INGREDIENTES:
- 1 sobrepaleta suína (bondiola) grande ou média
- 1 maçã descascada e picada sem caroço
- 6 ameixas secas
- castanha portuguesa cozida (opcional)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 cebola média picada
- 1 punhado de uva passa hidratadas em um pouco de água quente
- ½ xícara de vinho doce
- 1 xícara de água morna
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 punhado de açúcar mascavo
- pimenta do reino
- azeite de oliva
- sal

MODO DE FAZER:
1⃣ Compre em corte borboleta ou faça um corte na sobrepaleta suína de uma extremidade à outra, sem separar em duas metades. Tempere com sal e pimenta dos dois lados e reserve.
2⃣ Comece preparando o recheio: leve ao fogo uma panela ou frigideira com a maçã, as ameixas, a manteiga e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando, até a maçã caramelizar e ficar mais macia.
3⃣ Após o passo anterior arrume as frutas caramelizadas no centro do lombo. Feche cuidadosamente usando fio barbante ou palitos, para manter o recheio no interior.
4⃣ Leve ao fogo uma panela larga com um pouco de azeite. Quando o azeite estiver quente, coloque sobrepaleta suína e doure a carne de todos os lados. Retire e reserve num prato. ➡️ Dica: Vire a carne o mínimo de vezes possível, para manter a suculência. Neste momento a carne não deve cozinhar no interior, apenas dourar por fora.
5⃣ Na mesma panela refogue a cebola até começar a dourar. Junte a farinha e misture até formar uma pasta. Adicione o vinho, misturando para dissolver a pasta, e seguidamente junte os restantes ingredientes: a uva passa, a água com o tablete de caldo dissolvido nela e novamente o lombo. Tampe ligeiramente e deixe cozinhar no fogo médio por 30 minutos. Se quiser adicionar as castanhas, junte-as 5 minutos antes de terminar de cozinhar.
6⃣ Após o tempo indicado retire sobrepaleta suína para um prato e cubra com papel alumínio, para manter a temperatura. Deixe ferver os ingredientes que ficaram na panela até o molho reduzir e ficar mais espesso. Corte sobrepaleta suína em fatias, sirva com o molho da panela e está pronto!

COMPARTILHAR
RT
Please reload

© Copyright 2016 Recofran. Desenvolvido por Gath Soluções em TI