O que é o selênio?

26/07/2018

 

 

 

 

 

 

Esse mineral  é de extrema importância para o nosso organismo, principalmente, em relação às defesas do corpo contra gripes, resfriados e outras enfermidades.

Presente nos mais diversos alimentos, animais e vegetais, o selênio é um nutriente perfeito para ajudar a equilibrar o organismo, melhorar nosso sistema imunológico, além de reduzir os níveis de estresse no dia a dia.

Ainda participa de diversas funções metabólicas, no metabolismo da tireoide,  atua na fertilidade masculina, na imunidade e tem relação com prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, mas a sua mais conhecida importância é  sua ação antioxidante.

 

Principais alimentos que possuem selênio.

 

 

1 - Castanha do Pará: A maior fonte de selênio para nossa alimentação é essa oleaginosa. Ela é  poderosa nas propriedades antioxidantes, retardando as ações dos radicais livres e, assim, prevenindo doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e o câncer de próstata e de mama, por exemplo.

 

2 - Sementes de girassol: Além do selênio, essas sementes são fontes de vitamina E, nutriente importante para a fertilidade feminina. Também é rica em fibras alimentares, essenciais para o bom funcionamento do trato intestinal, para proporcionar saciedade e favorecer a digestão.

 

3 - Carnes: Seja bovina ou de aves, as carnes são fontes de selênio para o organismo. Elas  são boas fontes de proteínas para nosso organismo e ajudam na síntese dos músculos e no funcionamento de todo o corpo.

 

4 - Ovos orgânicos: O selênio encontrado nos ovos também ajuda a aumentar a fertilidade masculina e possui efeito desintoxicante no corpo, eliminando os metais pesados e ajudando na absorção de outros nutrientes dos alimentos.

 

5 - Atum: Rico no mineral mas também em vitaminas do complexo B e ômega 3, é um alimento essencial para o bem-estar. Suas propriedades ajudam na saúde do sistema nervoso central, diminui o estresse, previne a depressão e controla os níveis de ansiedade, melhorando a qualidade de vida.

 

6 - Bacalhau:  Ele é cheio de propriedades nutricionais que melhoram o funcionamento do corpo e também possui pouquíssimas calorias, sendo indicado para quem segue uma alimentação saudável.

 

7 - Feijão: Encontrado quase que diariamente nos pratos dos brasileiros, o feijão ajuda a melhorar o sistema imunológico e também atua na prevenção da anemia, já que, além do selênio, o alimento é rico em ferro.

 

8 - Queijo:  Seja queijo minas, prato, cottage ou qualquer outro, eles vão ajudar a melhorar o funções metabólicas e aumentar o valor nutricional da sua refeição, pois contém 3 microgranas de selênio.

 

9 - Pão integral: Não só no pão, como nas torradas, arroz e bolos que levam a farinha de trigo integral em sua composição, será possível encontrar níveis de selênio. Esses alimentos também são fontes de fibras alimentares, bem como outros minerais que ajudam a tornar o organismo saudável.

 

10 - Aveia: Altamente nutritiva, a aveia ajuda no controle dos níveis de colesterol, atuando assim na prevenção das doenças cardiovasculares. Também é rica em fibras alimentares que protegem o intestino, favorecem a digestão e previnem a prisão de ventre.

 

 

COMPARTILHAR
RT
Please reload

© Copyright 2016 Recofran. Desenvolvido por Gath Soluções em TI