O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter-se muitos problemas de saúde.
Por que o açúcar vicia o cérebro?
O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem- estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação. Também o excesso de açúcar pode prejudicar a memória e dificultar o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.
Malefícios do consumo de açúcar:
Cáries nos dentes;
Obesidade;
Diabetes;
Colesterol alto;
Gordura no fígado;
Câncer;
Gastrite;
Pressão alta;
Gota;
Prisão de ventre;
Diminuição da memória;
Miopia;
Trombose;
Acne.
Além disso, o açúcar fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Recomendação de consumo de açúcar
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação de consumo diário é que não ultrapasse cerca de 25g de açúcar no dia. Lembrando que o açúcar total consumido diariamente é composto tanto pelo açúcar de mesa como pelos utilizados nas preparações de refeições e os adicionados em alimentos industrializados.
O consumo de açúcar mascavo ou de mel são mais recomendados, pois contêm mais vitaminas e minerais que o produto refinado, sendo menos prejudiciais à saúde.
Alimentos ricos em açúcar
Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esse ingrediente em sua receita. Alguns exemplos são:
Sobremesas: bolos, pudins, docinhos e pães açucarados;
Bebidas: refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó;
Produtos industrializados: chocolate, gelatina, biscoito recheado, ketchup, leite condensado, Nutella, mel karo.
Assim, é importante evitar o consumo desses alimentos e olhar sempre o rótulo para verificar se o açúcar foi utilizado como ingrediente para fabricar o produto.