Fim de carnaval! O que fazer para se recuperar?


"Não me leve a mal,

Hoje é carnaval.....” já diz a marchinha tão conhecida!

A folia foi embora, mas os estragos que ela causou não. A Recofran dá dicas para você se recuperar dos exageros depois do Carnaval e voltar à ativa com a saúde em dia, poiso objetivo, agora, é desintoxicar o organismo, eliminar o álcool e repor os nutrientes perdidos.

Também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e sal, como salsicha, linguiça, bacon, carnes vermelhas, biscoitos recheados e refrigerantes. Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas por um bom tempo, para que o fígado e os rins tenham tempo de se recuperar depois dos excessos feitos nesta festa.

Comece o dia compensando as calorias a mais. Não se esqueça de que um grama de carboidrato, que é considerado o vilão da alimentação, tem quatro calorias, e um grama de álcool, tem sete. Eis a razão para se usar alimentos menos calóricos no dia seguinte.

No café da manhã, use pão integral e queijo branco, que são mais leves, e "suco antirressaca", que você mesmo pode fazer: um copo de água de coco, três pedaços de abacaxi e cinco folhinhas de hortelã. Este suco ajuda o fígado a funcionar.

No meio da manhã, coma uma fruta rica em líquido.

Para o almoço, carne branca e salada. Repolho e rúcula desintoxicam.

No lanche da tarde, beba mais suco antirressaca e iogurte. Com a ingestão de bebida alcoólica, a flora intestinal pode ser lesada. O iogurte é rico em micro-organismos que são benéficos a ela.

À noite, sopa de legumes para repor sais minerais, vitaminas e fibras.

É importante que você cuide por pelo menos uma semana, de não fazer uso de bebida alcoólica, a fim de se hidratar bem, e de fazer refeições mais leves para ajudar seu corpo a se recuperar.