top of page

Cuidado com o sal!


O consumo de sal (cloreto de sódio) está cada vez maior, e está trazendo sérios danos à saúde.Retenção de líquido, inchaço, aumento na pressão arterial e até câncer de estômago: esses são só alguns dos malefícios que o sódio em excesso pode trazer para a sua saúde.A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal seja de até 5g por dia, porém os brasileiros estão consumindo o dobro da quantidade recomendada.

Algumas medidas devem ser adotadas para diminuir esse consumo, como retirar o saleiro da mesa, diminuir o consumo de produtos industrializados e prontos para consumo, como nuggets, lasanhas congeladas e embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e caldos prontos, e passar a utilizar mais temperos naturais.

Então que tal descobrir agora mesmo como substituir o sal no seu dia a dia? Você pode fazer isso utilizando temperos naturais e saborosos nas suas receitas! Não é possível abandonar completamente o uso de sal – até porque ele é essencial para nossa saúde. O ponto é evitar exageros!

Abaixo damos a você sugestões de temperos que podem substituir o sal e,ao mesmo tempo, dar sabor aos seus alimentos.

  • Tempero brasileiro

Cebola, alho, pimentão verde, salsinha e cubra com azeite.

  • Tempero italiano

Cebola, alho, manjericão e cubra com azeite.

  • Tempero Mineiro

Cheiro verde, cebola, alho e cubra com azeite.

  • Tempero Nordestino

Alho, cebola, pimenta do reino, cominho, louro, salsa, urucum e cubra com azeite.

  • Tempero tradicional

Cebola, alho e cubra com azeite.

Para conservar estes temperos feitos por você, só colocarem vidros higienizados, fechar bem e conservar dentro da geladeira.

Bom proveito!


bottom of page