São plantas cujas folhas, talos ou raízes soltam aroma, podendo ser utilizadas para o preparo de alimentos, dando sabor e acentuando as características d e cada uma.Elas podem ser encontradas em pó, frescas ou secas.
Algumas ervas aromáticas:
Orégano
Popularmente conhecido pelo seu uso em molhos de massas e em pizzas, o orégano pode ser utilizado para temperar legumes, carnes e alimentos salgados no geral.
Louro
O louro é muito utilizado para o tempero de feijão, feijoada, e pode para temperar também carnes, molhos e peixes.
Alecrim
O sabor do alecrim é inconfundível em um prato. Utilizado para fazer marinados, também pode ser usado em carnes, aves, batatas (assada ao forno ou gratinadas), molhos ou até mesmo em omeletes e legumes salteados.
Hortelã
Tem como sua principal característica,o frescor e pode ser utilizado em sucos e também em chás, patês, quibe e em sobremesas com a finalidade de oferecer sabor refrescante ao prato.
Manjericão
O manjericão é muito utilizado em molhos para massas como também em pizzas, carnes (peixes, aves e carne bovina) e para dar um toque a mais em omeletes e saladas.
Coentro
Muito utilizado no preparo de peixes ensopados, confere um sabor bem característicos nas preparações como molhos, sopas, carnes e massas.
Salsinha
Erva aromática que combina com basicamente todos os pratos salgados, realça o sabor das preparações como carnes, legumes, sopas e molhos e também pode ser usada para decorar pratos.
Sálvia
É muito utilizada em chás por ser uma planta com propriedades medicinais, mas pode ser utilizada também para temperar carnes( principalmente a de frango), ensopados, patês, sopas e molhos.
Cebolinha
Umas das ervas aromáticas mais conhecidas nas cozinhas brasileiras é utilizada junto com a salsinha no tempero de carnes de forma geral, molhos, omeletes e batatas.
Temperos naturais
Tempero de ervas para peixes e legumes
1 colher (sopa) de manjericão seco
1 colher (sopa) de salsinha seca
2 folhas de louro seco
1 colher (chá) de alecrim seco
Casca de limão ralada
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, guarde em um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira.
Tempero de ervas para carne bovina, suína e aves
1 colher (sopa) de coentro em grão ou em pó
4 colheres (sopa) de louro
3 colheres (sopa) de manjericão seco
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, guarde em um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira.
Dicas de Como Preparar Tempero Caseiro Natural!
Alho e gengibre
Alho picado e gengibre, processe (proporção de 3 para 1), cubra com azeite. Mas teste e adapte ao seu gosto.
Alho e pimenta calabresa
Alho picado e pimenta calabresa, processe (proporção de 30 para 1, exemplo: colheres de sopa), cubra com azeite. É um tempero picante (médio) e muito saboroso, mas deve ser adaptado ao sabor de cada um.
Caldo de ervas
Basta espalhar em forminhas de gelo ervas secas como manjericão, orégano, salsa e alecrim, complete com azeite. Leve ao freezer! Depois desinforme e guarde em saquinhos plásticos no freezer.
Se utilizar ervas frescas, bata no liquidificador cebola, alho, cebolinha, salsinha, pimentão, azeite, vinagre branco e 1 pitada de sal (o sal e vinagre são conservantes). Espalhe nas forminhas de gelo e leve ao freezer. Depois desinforme e guarde em saquinhos plásticos no freezer.
Caldo de legumes
Cozinhe em água com azeite, alho-poró, cebola, cenoura, salsão, salsinha, manjerona, tomilho, louro e água. Depois de cozido coe o caldo. Deixe esfriar e guarde em potes, pode utilizar de imediato ou guardar no freezer.
Lemon pepper
Pimenta-do-reino moída na hora (2 colheres de sopa), raspas de (4) limões sicilianos, misture bem.