top of page

O que são ervas aromáticas?


São plantas cujas folhas, talos ou raízes soltam aroma, podendo ser utilizadas para o preparo de alimentos, dando sabor e acentuando as características d e cada uma.Elas podem ser encontradas em pó, frescas ou secas.

Algumas ervas aromáticas:

Orégano

Popularmente conhecido pelo seu uso em molhos de massas e em pizzas, o orégano pode ser utilizado para temperar legumes, carnes e alimentos salgados no geral.

Louro

O louro é muito utilizado para o tempero de feijão, feijoada, e pode para temperar também carnes, molhos e peixes.

Alecrim

O sabor do alecrim é inconfundível em um prato. Utilizado para fazer marinados, também pode ser usado em carnes, aves, batatas (assada ao forno ou gratinadas), molhos ou até mesmo em omeletes e legumes salteados.

Hortelã

Tem como sua principal característica,o frescor e pode ser utilizado em sucos e também em chás, patês, quibe e em sobremesas com a finalidade de oferecer sabor refrescante ao prato.

Manjericão

O manjericão é muito utilizado em molhos para massas como também em pizzas, carnes (peixes, aves e carne bovina) e para dar um toque a mais em omeletes e saladas.

Coentro

Muito utilizado no preparo de peixes ensopados, confere um sabor bem característicos nas preparações como molhos, sopas, carnes e massas.

Salsinha

Erva aromática que combina com basicamente todos os pratos salgados, realça o sabor das preparações como carnes, legumes, sopas e molhos e também pode ser usada para decorar pratos.

Sálvia

É muito utilizada em chás por ser uma planta com propriedades medicinais, mas pode ser utilizada também para temperar carnes( principalmente a de frango), ensopados, patês, sopas e molhos.

Cebolinha

Umas das ervas aromáticas mais conhecidas nas cozinhas brasileiras é utilizada junto com a salsinha no tempero de carnes de forma geral, molhos, omeletes e batatas.

Temperos naturais

  • Tempero de ervas para peixes e legumes

1 colher (sopa) de manjericão seco

1 colher (sopa) de salsinha seca

2 folhas de louro seco

1 colher (chá) de alecrim seco

Casca de limão ralada

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, guarde em um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira.

  • Tempero de ervas para carne bovina, suína e aves

1 colher (sopa) de coentro em grão ou em pó

4 colheres (sopa) de louro

3 colheres (sopa) de manjericão seco

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, guarde em um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira.

Dicas de Como Preparar Tempero Caseiro Natural!

  • Alho e gengibre

Alho picado e gengibre, processe (proporção de 3 para 1), cubra com azeite. Mas teste e adapte ao seu gosto.

  • Alho e pimenta calabresa

Alho picado e pimenta calabresa, processe (proporção de 30 para 1, exemplo: colheres de sopa), cubra com azeite. É um tempero picante (médio) e muito saboroso, mas deve ser adaptado ao sabor de cada um.

  • Caldo de ervas

Basta espalhar em forminhas de gelo ervas secas como manjericão, orégano, salsa e alecrim, complete com azeite. Leve ao freezer! Depois desinforme e guarde em saquinhos plásticos no freezer.

Se utilizar ervas frescas, bata no liquidificador cebola, alho, cebolinha, salsinha, pimentão, azeite, vinagre branco e 1 pitada de sal (o sal e vinagre são conservantes). Espalhe nas forminhas de gelo e leve ao freezer. Depois desinforme e guarde em saquinhos plásticos no freezer.

  • Caldo de legumes

Cozinhe em água com azeite, alho-poró, cebola, cenoura, salsão, salsinha, manjerona, tomilho, louro e água. Depois de cozido coe o caldo. Deixe esfriar e guarde em potes, pode utilizar de imediato ou guardar no freezer.

  • Lemon pepper

Pimenta-do-reino moída na hora (2 colheres de sopa), raspas de (4) limões sicilianos, misture bem.


bottom of page