O que é a dieta low carb?

19/12/2017

 

Existem muitas dietas emagrecedoras de todos os tipos e que atendem a todos os gostos, desde as que não restringem nada até aquelas que restringem quase tudo. Um exemplo de dieta atual que restringe especificamente um grupo alimentar, é a dieta low carb ou dieta de baixo índice de carboidratos, reduzindo sobremaneira o seu consumo. Essa restrição é polêmica e causa bastante controvérsias, que serão abaixo esclarecidas nesse artigo. Existem muitas variações desta dieta, mantendo o consumo diário de carboidratos, geralmente, dentro do intervalo de 20g a 100g diárias.

 

Como a dieta low carb faz emagrecer?

A dieta low carb prioriza os carboidratos de baixo valor glicêmico, sendo um método até bastante positivo. Os carboidratos são as fontes de glicose no organismo. Em caso de a glicose ficar muito elevada no organismo, ela é reservada em forma de gordura, sendo eliminada antes de se acumular em forma de banha caso seja consumida pelo organismo antes da próxima refeição.

 

Quais alimentos são permitidos na dieta low carb?

Legumes e verduras – As verduras e os legumes mais indicados na dieta low carb são: pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, cenoura, abóbora, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate, couve e agrião. Geralmente quase todos os vegetais e legumes são liberados nas refeições. Cuidado, pois beterraba, batatas, mandioca, milho, ervilha e feijões são proibidos!

 

Frutas – Não são muitas as recomendadas nessa dieta. As principais são: pêssego, melão, abacate, morango, kiwi, nectarina, ameixa. Aconselhamos a comer uma porção de uma destas frutas por dia, iniciando na terceira semana. Até lá, é interessante consumir apenas abacate e morangos. Uvas, melancia, mamão, abacaxi, banana, laranja, mexerica e limões não podem ser consumidos!

 

Proteínas – São fundamentais na dieta low carb. As mais recomendadas são: carne bovina, ovos, peixes, aves, queijos. Não existe uma restrição específica de algum tipo de proteína nesta dieta, apenas cuidado para não ingerir carnes muito gordas.

Bebidas – Podem ser consumidas água, chás e cafés sem açúcar, refrigerantes zero, sucos em pó dietéticos e sucos das frutas permitidas (sem açúcar).

 

Alguns iogurtes ou bebidas lácteas de até 7g de carboidrato por porção podem ser inseridas uma vez por dia. Além disso alguns tipos de amêndoas também podem ser consumidas moderadamente: amendoim, amêndoa, pistache, castanhas.

Também podem ser consumidos alguns alimentos dietéticos como leite de soja zero, gelatina zero, chás e cafés com adoçantes (mínimo possível), chicletes e balas sem açúcar (mínimo possível) e frios como presunto, peito de peru e queijos, creme de leite, requeijão e maionese normais e cacau em pó.

São expressamente proibidos: açúcares, mel, farinhas, massas, leite, arroz, feijão, beterraba, batatas, pão, bolos, chocolate e bebidas alcoólicas.

É importante salientar que é necessário fazer suplementação de vitamina C nesta dieta, já que as fontes desta vitamina são escassas.

COMPARTILHAR
RT
Please reload

© Copyright 2016 Recofran. Desenvolvido por Gath Soluções em TI