Saiba mais com a Recofran: Curiosidades e receita de Paella!


A legítima é a espanhola, mais precisamente da Valencia, região costeira da Espanha. Originalmente era feita por trabalhadores do campo, que misturavam vários ingredientes ao arroz, comendo ao final diretamente da panela. Com o passar do tempo, a receita da Paella evoluiu e sofreu modificações, sendo acrescentado frango, pato, coalho, chouriço, feijão verde, azeitonas e diversos condimentos.

Para prepará-la, é indispensável um bom azeite acompanhando o prato, pois ele dará um toque especial, e harmonizará muito bem. Um dos principais ingredientes da Paella é o açafrão, a especiaria mais cara do mundo, que dará não só a cor amarelo forte, mas um sabor característico.

A Paella é certamente um dos pratos mais famosos do mundo, e encanta pelo sabor, aroma e cores. Por trás de vários mitos e histórias, o mais conhecido significado para o nome do prato é que a palavra/nome “PAELLA” deriva da antiga palavra francesa “PAELLE” (panela em francês).

INGREDIENTES (rende 6 porções) - 4 colheres (sopa) de azeite de oliva - 1 cebola picada - 2 dentes de alho picados - 1 pimentão vermelho picado - 120g de chouriço fresco, sem invólucro e cortado em cubos - 2 filés de peito de frango, sem osso e sem pele, cortados em cubos - 330g de arroz arbório cru - 5 xícaras (1,8 litros) de caldo de galinha - 1/2 xícara (120 ml) de vinho branco - 1 raminho de tomilho fresco, apenas as folhas - 1 pitada de açafrão espanhol - Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto - 2 lulas limpas e cortadas em cubos - 2 tomates sem sementes e picados - 1/2 xícara (75 g) de ervilhas congeladas - 12 camarões grandes, descascados e limpos (sem tripa) - 450g de mexilhões limpos e sem barba - 1/4 xícara de salsa picada - 8 gomos de limão para decorar

MODO DE FAZER (preparo: 45min - cozimento: 45min - pronto em: 1hora30min) Aqueça o azeite na panela para paella em fogo médio. Acrescente a cebola, o alho e a pimenta. Cozinhe e mexa por alguns minutos. Adicione o chouriço, o frango e o arroz. Cozinhe por 2 a 3 minutos. Acrescente metade do caldo, o vinho, as folhas de tomilho e o açafrão. Tempere com sal e pimenta. Deixe levantar fervura. Depois, cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Prove o arroz e verifique se está cozido. Se não estiver, adicione 1/3 do caldo restante e mexa. Continue cozinhando, mexendo de vez em quando. Acrescente mais caldo se for preciso e volte a mexer. Cozinhe até o arroz ficar pronto. Acrescente as lulas, os tomates e as ervilhas, mexendo sempre. Cozinhe por 2 minutos. Arrume os camarões e os mexilhões, dispondo-os por cima. Cubra a paella com papel-alumínio e deixe-a descansar por 3 a 5 minutos. Retire o papel-alumínio e salpique a salsa. Sirva a paella em sua própria panela, decorada com gomos de limão.