O PODER DAS FRUTAS

O inverno está chegando e é muito importante nos alimentarmos de forma correta, para cuidarmos de nossa saúde e bem-estar.

Começa a esfriar e as pessoas, de modo geral, não comem frutas porque as acham geladas. Mas quem é que nunca ouviu falar da famosa frase "uma maçã por dia, saúde e alegria"? Pois é, não só a maçã, como uma porção de outras frutas, tem o poder de fazer milagres pela nossa saúde.

Há uma forte e crescente evidência de que o consumo diário de frutas ajuda a prevenir muitas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, excesso de peso, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de dar uma forcinha na manutenção da boa forma. As frutas também ajudam a limpar o organismo e são ótimas fontes de vitaminas essenciais - como A, complexo B e C.

Assim, preparamos uma relação de frutas que são encontradas nesta época do ano, bem como suas propriedades terapêuticas.

Bom apetite e saia do inverno com muita saúde e, de quebra, sem aqueles pesinhos a mais que só o frio sabe dar!

Abacate:

Rico em: vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada.

Vantagens: reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarreia, dor de cabeça , eczema, pela seca, parasitas intestinais, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Além de saciar a fome, estimula a cicatrização. Por ser rico em vitamina E, é bom para pessoas com doenças cardiovasculares, pois esta vitamina reforça também o sistema imunitário.

Abacaxi:

Rico em: vitaminas A, B, C, fosforo, cálcio, potássio e bromelina.

É indicado na má digestão, aparelho urinário, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelina é uma enzima presente no abacaxi que auxilia na digestão.

Banana:

Rica em: potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, e do complexo B.

Indicado para pessoas que pratica esporte, quem sofre de depressões, anemia, pois estimula a produção de hemoglobinas, pressão arterial, nervos e úlceras.

Kiwi:

Rico em: vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras.

É indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.

Laranja:

Rica principalmente em vitamina C, potássio, caroteno.

Ajuda a combater resfriados, gripe, diminui o colesterol, ainda tem propriedades anticancerígenas.

Limão:

Rico em: vitamina C, potássio, cálcio.

Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhor a circulação sanguínea, e muito bom para o sistema nervoso.

Maçã:

Rica em fibras, vitamina B, C, e E.

É rica em pectina, uma fibra que auxilia no controle da glicemia, também na redução do mau colesterol. Rica em antioxidantes a maçã protege contra doenças respiratórias. Devido as vitaminas do complexo B, esta fruta também ajuda na prevenção de todo sistema nervoso.

Mamão:

Rico em: vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, ferro, cálcio, fosforo e potássio. Este fruto possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, fígado, prisão de ventre, gripe, desidratação. Além de proteger o organismo contra o câncer.

Manga:

Rico em: vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e caroteno.

São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.

Morango:

Rico em: vitaminas B5, vitamina C, ferro, potássio e fibras.

O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, rico em antioxidante auxilia na prevenção de varias doenças, dentre elas, a as doenças cardíacas, auxilia a reduzir o nível do colesterol, males dos rins, fadigas e doenças da pele.

Pera:

Rica em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C. silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras.

É indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.