top of page

Sugestões para o lanche da escola


Em época de início das aulas, precisamos pensar em lanches saudáveis, atrativos que evitem a mesmice e as opções muito calóricas, fazendo combinações harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas.

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta o período em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir à escola. O correto é ela levar um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, uma fonte de proteína (iogurte, queijo, leite), uma fruta (tanto in natura quanto o suco sem açúcar) e um carboidrato (pães e cereais. Porém, muito importante é os pais pedirem a opinião e a ajuda do filho na hora de montar a lancheira.

Deve-se dar preferência para as frutas da estação, que têm menos agrotóxicos e as que podem ser consumidas com casca, ou que sejam fáceis de descascar, pois a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) após serem cortadas. Os sucos naturais devem ser feitos no horário mais próximo possível antes de sair de casa e, assim como os lanches, devem ser acondicionados em lancheiras térmicas ou na geladeira da escola, se possível.

Para ajudar você, preparamos um cardápio com 12 sugestões de lanches com o apoio da nutricionista Daniela Henkin Posada. Confira!

1) 1 sanduíche com queijo branco, geleia de frutas + 1 copo de suco de uva integral; 2) Salada de frutas com iogurte de garrafinha + cereal; 3) 1 fatia de bolo caseiro + 1 copo de suco natural de mamão; 4) 1 banana picada com 3 colheres de sopa de granola (que deve ser levada separadamente) + 1 iogurte de garrafinha; 5) 4 cookies integrais + 1 maçã + água de coco; 6) 2 fatias de pão integral com creme de ricota + 1 copo de suco de polpa congelada de morango; 7) 1 fatia de bolo de laranja + 1 suco de fruta de caixinha 100% natural (sem açúcar e conservantes); 8) 1 porção de tomate cereja + 1 pão de queijo branco + 1 copo de suco de polpa congelada de goiaba; 9) 2 mini fofinhos integrais com geleia + 1 copo de suco de uva integral; 10) 1 sanduíche de pão integral com queijo branco e cenoura ralada + 1 copo de suco natural de melão; 11) 1 barra de cereais + 1 iogurte + 1 fruta (banana ou maçã ou pera ou ameixa) 12) 1 pão de queijo + 1 porção de melancia picada + água de coco;


bottom of page