Como ficar melhor neste outono quente!

07/04/2017

 

Neste verão tórrido e neste outono com cara de verão, o desafio é manter a temperatura corporal normal, ativo e disposto todo o dia. O calor faz com que ocorram mudanças no nosso organismo e ele precisa adaptar-se às altas temperaturas.  O mecanismo de resfriamento do corpo é essencial, e ocorre por meio da transpiração. Como suamos muito,perdemos quantidades consideráveis de água e sais minerais, como o sódio e o potássio, por isso a importância da hidratação nessa época do ano.

Nosso corpo é formado por aproximadamente 60% de água, lembrando que 1 a 2% de perda de água já leva a alterações na função cognitiva, com prejuízos na percepção visual, memória e atenção. Assim, a ingestão de líquidos deve ser constante ao longo do dia e nunca se deve esperar ter a sensação de sede, pois esse já é um sinal de desidratação. Recomenda-se que adolescentes e adultos tomem 2litros, em média, por dia e as crianças, 1,2 litros de água – principalmente-, água de coco (fonte de sais minerais),chás naturais gelados e sucos naturais (fonte de vitaminas e minerais). O melhor é evitar os refrigerantes, porque possuem muito açúcar e calorias, muitos aditivos químicos e nenhum nutriente aproveitável.

Outra mudança do organismo no verão está relacionada à queima de calorias, que ocorre porque, ao contrário do inverno, onde temos que gerar mais calor para aquecer o corpo, no verão não é preciso e assim nossa necessidade calórica diminui e quem quer controlar o peso tem que prestar mais atenção ao que come. Além disso, como o corpo concentra a energia no processo de resfriamento, a alimentação deve ser mais leve para não sobrecarregar seu funcionamento e evitar mal - estar.

Assim,os cuidados com a alimentação devem redobrar, comendo pouca quantidade várias vezes; consumir uma variedade de frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais; realizar refeições mais leves, refrescantes e sem excessos; preferir alimentos à base de grãos e cereais integrais ao invés dos refinados; sobremesas à base de frutas (frescas, salada, picolé, gelatina); carnes brancas e cortes magros de carne na forma de assados, cozidos ou grelhados.


Tomando os devidos cuidados com a alimentação, fica mais tranquilo desfrutar dessa época do ano.

COMPARTILHAR
RT
Please reload

© Copyright 2016 Recofran. Desenvolvido por Gath Soluções em TI