Dicas para um café da manhã equilibrado:


Segundo estudo publicado pela SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), indivíduos que não possuem o hábito de consumir o café da manhã tendem a ingerir quantidades insuficientes de vitaminas A, B2, B6 e D, além de ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, fibras alimentares e uma menor quantidade de energia total, o que pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Sendo assim, a primeira refeição do dia é uma ótima oportunidade para incluir nutrientes importantes que não são consumidos em quantidade suficiente em outras refeições.

Um café da manhã equilibrado e saudável deve fornecer 25% do valor energético total do dia, por exemplo, em uma dieta de 2.000 kcal representa 500 kcal. Para atingir essa recomendação, aposte da seguinte combinação:

- 1 porção do grupo dos cereais (carboidratos) integrais: são fonte de energia para as atividades diárias, além de serem ricos em fibras alimentares, que contribuem com a saciedade;

- 1 porção do grupo das proteínas: auxilia no controle do peso e na formação dos músculos. É importante escolher fontes proteicas que também contenham cálcio

- 1 porção do grupo das frutas pode ser a fruta in natura que tem melhor absorção de fibras ou suco de fruta: fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais.

Uma boa estratégia para ajudar no consumo do café da manhã é planejar a refeição no dia anterior. Variar o cardápio também pode estimular o consumo diário desta refeição. Se você não consegue comer nada, invista nas vitaminas.

Combinações nutritivas

Opção I 1 copo de iogurte desnatado com 1 unidade de banana nanica picada 2 unidades de torrada integral 1 fatia de queijo tipo minas 1 colher de sobremesa de geleia 100% natural

Opção II 1 copo (200 ml) de suco de laranja natural diluído em água 1 pão francês integral com 1 ponta de faca de queijo cottage Meio mamão papaia com 1 colher de sobremesa de aveia em flocos (5g)