top of page

De olho no verão!


ALIMENTO FOTOPROTETORES E A SAÚDE DA PELE

A exposição ao sol causa danos a pele, envelhecimento precoce, dentre outros. Por isso, é necessário cuidar da proteção diária do corpo. Muitas pessoas nem imaginam, mas, além do protetor solar que é comprado na farmácia, alguns alimentos também podem exercer esse papel. Não como substitutos, mas como coadjuvantes na proteção da pele.

Alimentos ricos em nutrientes antioxidantes e fotoprotetores fortalecem o sistema de defesa celular, principalmente contra os radicais livres produzidos pelos raios solares:

✅ Vitamina A e beta caroteno são potentes antioxidantes, combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce, e são responsáveis pela regeneração da pele. Boas fontes são: cenoura crua; damasco; pêssego; abóbora; melão; mamão; manga; alimentos amarelo-alaranjados em geral; e vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis, rúcula, agrião etc.). O licopeno está presente no tomate, goiaba e frutas vermelhas.

☑️ Vitaminas C e E também são antioxidantes importantes e ajudam o organismo a aproveitar e utilizar melhor a vitamina A. A vitamina E ainda bloqueia a luz solar. Fontes de vitamina C seriam: frutas cítricas (limão, laranja, kiwi, morango, acerola, caju) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, rúcula, espinafre) são ótimas fontes de vitamina C. A vitamina E é encontrada nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), nos óleos vegetais e no gérmen de trigo.

✅ Ômega 3 (farelo de linhaça, sardinha, salmão, atum): ótimo aliado contra manchas e ressecamento da pele e ajuda a minimizar as rugas e linhas de expressão.

☑️ Chá verde: neutraliza as alterações causadas pela exposição ao sol. O ideal é utilizar a folha para fazer o chá e não adoçar. Os hipertensos devem ter cuidado, já que o chá verde pode elevar a pressão.

✅ A soja, uva vermelha, alho, casca de berinjela, beterraba são fontes de isoflavonas que podem prevenir queimaduras solares.


bottom of page