top of page

Receitas com merluza


O peixe deveria estar mais presente no cardápio brasileiro. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Portanto, substituir a carne de boi ao menos duas vezes por semana pelo pescado significa fornecer ao organismo os mesmos nutrientes.

Além disso, o peixe tem grande quantidade de minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas. O ômega-3 (tipo de gordura encontrada em espécies como sardinha, atum e bacalhau) ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose (endurecimento das artérias) e o nível de colesterol e triglicérides. E a melhor notícia: ele é pouco calórico. Aproveite e prepare pratos deliciosos.

FILÉ DE MERLUZA GRATINADO

Ingredientes (6 porções)

1 kg de filé de Merluza

3 dentes de alho amassados

Suco de 1/2 limão

1 colher (de chá) de sal

5 batatas cortadas em rodelas finas

1 receita de molho branco

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

Deixe o peixe descongelar, lave, escorra e dê uma leve espremida para tirar o excesso de água.

Tempere com o alho, o sal e o limão e deixe descansado neste tempero por 1/2 hora mais ou menos (se quiser deixe de um dia para o outro tampado na geladeira).

Unte um refratário com óleo e arrume as rodelas de batata.

Por cima coloque os filés de peixe e leve ao forno. O forno deve estar alto para secar o excesso de água. Fica no forno cerca de 10 minutos.

Ele vai soltar muita água, então quando ele tiver com apenas um pouco de água, retire do forno para colocar o molho branco. Não deixe dourar. Aproveite quando o peixe estiver no forno para fazer o molho branco.

Quando tirar do forno espalhe o molho branco por cima e polvilhe o queijo ralado. Volte ao forno apenas para gratinar (dourar).

FILE DE MERLUZA AO FORNO (FALSA BACALHOADA)

Ingredientes: 1/2 Kg de filé de merluza 1/2 de batata inglesa cortadas em rodelas 01 cebola em rodelas grossas 02 tomates maduros em rodelas 01 pimentão vermelhos / amarelo em rodelas 03 dentes alho descascado e picado 1/2 xícara de chá de azeite de oliva

Modo de preparar:

Lave e corte os files de merluza e coloque um pouco de sal e reserve.

Em uma panela refogue o alho no azeite, em seguida passe o file de merluza no refogado de azeite com o alho, um a um.

Em um refratário que possa ir ao forno monte a bacalhoada. Regue a travesse com um pouco do azeite com o alho e coloque uma camada de file de merluza, alternando com o tomate, cebola, pimentões e batata, depois mais uma camada do file de merluza e o restante da tomate, cebola, pimentões e batata. Finalize regando com o restante do azeite com alho.

Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos, em seguida retire o papel alumínio e deixe mais um pouco descoberto no forno para secar um pouco do liquido que solta.

MERLUZA COM LEITE DE COCO

Ingredientes

  • 1 kg de filé de peixe (Merluza)

  • Sal

  • 3 dentes de alho amassados

  • Suco de meio limão

  • 5 batatas

  • 2 tomates

  • 1 cebola

  • Cheiro verde à vontade

  • 1 vidro de leite de coco (de 200 ml)

  • 1/2 xícara de (de chá) de azeite extra virgem

Modo de Preparo

  1. Descongele os filés e escorra bem a água. Tempere com o alho, o sal e o limão e deixe no tempero por no mínimo vinte minutos. Enquanto isso, descasque as batata, corte em rodelas e leve ao fogo com água e sal para cozinhar, mas não deixe cozinhar muito, deixe mais durinha. Corte também os tomates e a cebola em rodelas e pique o cheiro verde.

  2. Para montar coloque metade do azeite em uma forma que vá ao forno e arrume as batata pré cozidas e os filés. Depois coloque as rodelas de tomate e a cebola. Coloque o cheiro verde, o vidro de leite de coco e o restante do azeite.

  3. Leve ao forno médio (180 a 200 graus) por 30 minutos. Se quiser o peixe mais sequinho deixe um pouco mais de tempo.

MOQUECA DE FILÉ DE MERLUZA

Ingredientes 1/2 kg de filé de merluza 1 cebola picadinha 2 tomates picadinhos Coentro picadinho a gosto 3 colheres (de sopa) de azeite de dendê 1/2 limão 2 dentes de alho amassados 1 colher (de sobremesa) de colorau Sal a gosto

Modo de Preparo

Tempere os filés com sal, limão e alho.

Deixe descansando por uns 15 minutos.

Na panela doure a cebola com o azeite de dendê. Acrescente os tomates, metade do coentro e o colorau.

Refogue mais um pouco. Coloque os filés por cima e depois os vire cuidadosamente para não quebrar.

Tampe a panela e deixe em fogo baixo até que estejam macios. Depois coloque o coentro por cima, sirva quente acompanhado de arroz branco.


bottom of page