top of page

Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde.

O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter-se muitos problemas de saúde.

Por que o açúcar vicia o cérebro?

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem- estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação. Também o excesso de açúcar pode prejudicar a memória e dificultar o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.

Malefícios do consumo de açúcar:

Cáries nos dentes;

Obesidade;

Diabetes;

Colesterol alto;

Gordura no fígado;

Câncer;

Gastrite;

Pressão alta;

Gota;

Prisão de ventre;

Diminuição da memória;

Miopia;

Trombose;

Acne.

Além disso, o açúcar fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Recomendação de consumo de açúcar

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação de consumo diário é que não ultrapasse cerca de 25g de açúcar no dia. Lembrando que o açúcar total consumido diariamente é composto tanto pelo açúcar de mesa como pelos utilizados nas preparações de refeições e os adicionados em alimentos industrializados.

O consumo de açúcar mascavo ou de mel são mais recomendados, pois contêm mais vitaminas e minerais que o produto refinado, sendo menos prejudiciais à saúde.

Alimentos ricos em açúcar

Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esse ingrediente em sua receita. Alguns exemplos são:

Sobremesas: bolos, pudins, docinhos e pães açucarados;

Bebidas: refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó;

Produtos industrializados: chocolate, gelatina, biscoito recheado, ketchup, leite condensado, Nutella, mel karo.

Assim, é importante evitar o consumo desses alimentos e olhar sempre o rótulo para verificar se o açúcar foi utilizado como ingrediente para fabricar o produto.


bottom of page