top of page

Alimentos Termogênicos

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle do emagrecimento.

  • Cafeína (café, chá verde e guaraná): é uma substancia vegetal da família das xantinas, um grupo de substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo estado de alerta e curta duração. Seus efeitos variam de pessoa para pessoa, por serem metabolizadores lentos ou rápidos de cafeína. Consuma com moderação e evite-os à noite para não colocar seu sono em risco.

  • Gengibre: é rico em gingerol, substância com capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Este processo é chamado de termogênese, que é regulado pelo sistema nervoso e quando sofre interferência a seu favor como o consumo de gengibre, auxilia no processo de emagrecimento. Pode ser utilizado em águas aromatizadas, sopas, sucos e chás.

  • Canela: além de ser termogênica, é rica em antioxidantes e tem poder de controlar os níveis sanguíneos de glicose. Salpique por cima de frutas, Smoothie e Shake.

  • Pimenta Cayena: ela aumenta o ritmo cardíaco e melhora a circulação sanguínea devido à presença do principal composto ativo chamado capsaicina. Auxilia na perda de peso e na queima de gorduras se o seu consumo for associado a uma alimentação saudável. Pode ser usada em sopas, preparações salgadas e doces.

Lembre-se de que os alimentos apenas auxiliam no processo de mudança, associe a uma alimentação saudável e atividade física regular. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições, fique atento aos limites diários que devem ser recomendados individualmente pelo seu nutricionista.


bottom of page